Especialistas sugerem avaliar prós e contras e observar encargos e responsabilidades trabalhistas que podem vir agregados aos serviços terceirizados
Ao contrário da crença popular de que a terceirização é um fenômeno recente, a realidade é que foi um longo tempo. Para entender o crescente debate sobre a terceirização, é pertinente para entender os prós e contras da terceirização.
Terceirização é o processo que faz um contrato de negócios com uma empresa terceirizada para prestar serviços que poderiam ser realizadas por funcionários internos da empresa.
Nos últimos anos, a terceirização tem atraído muitos debates. E a principal razão para o debate atual é o surgimento de prestadores de serviços em vários países, tentando prestar serviços no exterior.
As principais vantagens para as empresas a optar pela terceirização são:
- Redução de custos: – Os custos associados com um funcionário da empresa são sempre maiores do que os custo de um provedor de serviço fora e este é o principal motivo a maioria das empresas preferem terceirizar funções não-core.
- serviços de qualidade: – Como a maioria dos provedores de outsourcing no Excel os serviços que prestam, as empresas podem se beneficiar da melhor qualidade que um funcionário da companhia. Além disso, qualquer prestador de serviços deverá sempre procurar a obrigação de prestar o melhor serviço, com a sua reputação está em jogo.
- O acesso a competências especializadas: – Qualquer prestador de serviços é um especialista no serviço que presta. Na verdade, para vencer a competição, devem melhorar as habilidades de seus funcionários. Além disso, o prestador de serviços de manutenção de especialização na área específica que cobram. Para obter um serviço de terceirização, as empresas têm acesso a esses conhecimentos, que pode ser útil em algum outro campo de operação do negócio.
- obrigação contratual: – A responsabilidade de um prestador de serviços é maior do que um funcionário da empresa. Isso torna o trabalho com eles é uma aposta mais segura para os negócios.
- Problemas pessoais: – através da terceirização, uma empresa vai evitar todas as dores de cabeça associadas com recrutamento e seleção para uma função específica dentro da empresa.
- Redução de riscos: – Muitas vezes, as funções de núcleo não podem ter críticas, então precisava de uma intervenção especializada. Em tais momentos, se é terceirizado função torna-se crítica nas mãos do prestador de serviços está em boas mãos, porque o pool de talentos disponíveis no fim da terceirização e todas as experiências adquiridas através de serviço de outros clientes, estaria em melhor posição para enfrentar todos os riscos.
- Capacidade de gestão: – Pode haver momentos em funções não-essenciais podem precisar mãos adicionais para trabalhar e cumprir prazos. Nesses momentos, é difícil para um funcionário da empresa lidar com a pressão. No entanto, se a função é compartilhada com os outros, a dor de cabeça para cumprir os prazos seria responsável pela terceirização em questão.
Agora nós estamos nos pontos negativos:
- As barreiras linguísticas: – É correto dizer que as barreiras linguísticas são uma ameaça. No entanto, existem vários países que realmente incentivar o povo a aprender línguas estrangeiras para ajudar os processos de terceirização. Um país como a Índia, onde existem muitas instituições que se destacam no ensino de língua estrangeira. Na verdade, todos os call centers na Índia possuem formação obrigatória para o acento pessoal antes de ir “ao vivo”.
- Responsabilidade Social: – É verdade que as situações econômicas modificam os processos e resultam em um aumento do desemprego no país onde os processos estão sendo terceirizados. Mas isso é apenas parte da história! Outsourcing como resultado do aumento da rentabilidade para as empresas que são reinvestidos na economia. Isso, definitivamente, tem um muito melhor do que o impacto negativo do aumento do desemprego. Na verdade, a desvantagem é amplamente compensada pelo impacto positivo dos ganhos para obter frutos para a economia.
- Conhecimento da empresa: – É verdade que um funcionário pode ter um melhor entendimento da empresa. No entanto, esse conhecimento não é construído na prorrogação. Qualquer terceirização de serviços pode criar o mesmo tipo de conhecimento a partir de uma transferência de conhecimento estruturado a partir da prestação de serviços.
- A rotatividade de funcionários: – O volume de negócios é algo que mesmo uma empresa precisa gerenciar funcionários. Isso é algo que é um problema comum e, portanto, não pode ser usado contra a terceirização de serviços.
Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e que possa ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre a terceirização. Afinal, essa é a nossa expertise e manter você bem informado também faz parte da nossa missão. Os conselhos apresentados neste post foram úteis? Confira os materiais disponíveis em nosso blog e descubra como aumentar a produtividade de sua empresa e otimizar ainda mais a gestão!
Fonte: RH Portal