Com a atual pandemia que todo o mundo vem enfrentando, é nítido que costumes e rotinas de empresas tiveram que se adaptar.
E não seria diferente no ramo alimentício! Os supermercadistas tiveram que seguir protocolos e criar novos hábitos para atender a população.
Além disso, não foram apenas os costumes das lojas que mudaram – os consumidores finais também alteraram sua forma de consumir: anteriormente, era alta a quantidade de venda de bolos e pães industrializados, porém, com a COVID-19, elevou-se a venda de farinhas, por exemplo.
Pode-se justificar essa mudança através do maior tempo que as pessoas ficam nas casas e, até mesmo, por ser uma forma de passatempo – segundo a Associação Gaúcha dos Supermercados (Agas).
Entretanto, seu supermercado está notando essa alteração nas vendas? É importante que você, gestor, se atente às diferentes tendências de consumos para não acabar estocando produtos sem alta pretensão de venda e deixar de comprar produtos com alto potencial de demanda.
É válido dizer que nesse cenário que estamos enfrentando, aquele que souberem como se reinventar, irão se destacar entre os concorrentes, por isso, reforçamos a extrema importância de acompanhar o mercado e aproveitar oportunidades, como a venda online que cresceu, aproximadamente, 29% apenas aos supermercados – segundo a APAS.
Em um cenário de queda nas vendas, o empresário varejista deve inovar para se manter à frente da concorrência e isso vai além de um bom atendimento e um bom preço, pois, se o empresário estiver mal assessorado, ele pode vir a pagar impostos indevidamente, e é por essa razão que recomendamos sempre buscar profissionais especializados em seu setor de atuação.
Sendo assim, você empresário varejista, busque uma contabilidade especializada no varejo que sempre deixe você atualizado sobre as novidades do ramo e que irá, também, proporcionar a tranquilidade de que os impostos pagos realmente são os devidos para seu setor.
Autor(a): Jaine Lopes | Administradora
Equipe Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial.