Para um negócio operar assertivamente no mercado, muitas vezes é preciso haver o suporte de funcionários. Entretanto, ao contratar um colaborador é preciso cuidado e estudo, sendo necessário estar em dia com a legislação.
Muitas vezes, empresários entram em problemas financeiros, ao subestimarem os custos da contratação de um colaborador, considerando apenas o seu salário. Por outro lado, diversos outros não registram as contratações legalmente, trazendo dores de cabeça e multas no futuro.
Por essa razão, é preciso que esses profissionais saibam os detalhes do processo de contratação em sua empresa.
Quer saber como registrar funcionários? Leia este artigo com atenção, e saiba como conduzir, os custos envolvidos e os documentos necessários para tal.
Qual a importância de registrar funcionários?
O desejo de todo empresário é o seu crescimento. Ao fazer isso, muitas vezes será preciso contratar pessoas para a empresa continuar oferecendo um serviço de qualidade.
Diversos empresários possuem a visão de que registrar funcionários é apenas um procedimento burocrático. No entanto, esse é um processo que irá blindar a sua empresa de uma série de problemas legais e financeiros no futuro.
Afinal, qual a importância de registrar funcionários? O primeiro ponto de importância desse processo é garantir ao trabalhador uma série de direitos, como:
- INSS;
- 13º salário;
- Férias;
- FGTS.
- Auxílio-doença, dentre outros.
Sendo assim, além de garantir que sua empresa se mantenha em dia com a legislação trabalhista, dá mais segurança para a atuação do funcionário a partir desses direitos.
Ainda, o registro de funcionários evita que a empresa sofra duras sanções relacionadas a irregularidades trabalhistas, como o pagamento de multa de até trinta vezes maior que o custo dos funcionários, sendo alvo de passivos trabalhistas, sendo obrigado a pagar indenizações.
Mais do que uma obrigação legal, ao registrar funcionários o empresário estará investindo na saúde financeira da empresa.
Veja também: Tributos diretos e indiretos: você sabe qual a diferença?
Qual o real custo de um funcionário?
Para registrar funcionários, antes, é preciso planejamento financeiro. Um erro comum de empresários é acreditar que para contratar um funcionário basta apenas ter em caixa o valor de seu salário mensal.
Entretanto, esse erro pode prejudicar o seu negócio, visto que, segundo um estudo da FGV, o custo real de um funcionário pode ser até 183% maior que o seu salário. Dentro desse percentual, o percentual do salário seria de apenas 32%.
Então, é preciso se planejar financeiramente para estar preparado para arcar com os custos além do salário, com custos fixos e variáveis.
Sendo assim, os custos de um funcionário envolvem:
- 13º salário;
- Vale-transporte;
- Férias;
- FGTS;
- Faltas ou afastamentos, caso necessário;
- Contribuição previdenciária;
- Plano de saúde;
- Seguro de vida;
- Horas extras.
- Reajustes anuais.
Os custos e percentuais de cada uma das obrigações irá depender, sobretudo, do regime de tributação. Para empresas do Simples Nacional, os percentuais das obrigações para o governo serão:
- Férias: 11,11%;
- 13º salário: 8,33%;
- FGTS: 8%;
- FGTS/Multa de rescisão: 4%;
Já para empresas do Lucro Real e Lucro Presumido:
- INSS: 20%;
- Seguro acidente de trabalho: 3%;
- Salário-educação: 2,5%;
- Sesi/Sebrae/Senai/Incra: 3,3%.
Veja a seguir os documentos necessários para registrar funcionários.
Registrar funcionários: documentos e como fazer
Agora que você já sabe os custos de se registrar funcionários, assim como a importância do processo, você pode estar se perguntando quais os documentos necessários para tal.
Veja a seguir quais são.
Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
Se você deseja contratar funcionários em regime CLT, é preciso que o seu colaborador disponibilize a sua CTPS.
Vale ressaltar que existe uma versão digital do documento, fazendo com que o empresário consiga fazer todo o processo no eSocial.
Certidão de casamento e de nascimentos dos filhos
Para casos em que houver a contratação de um funcionário casado e com filhos, será preciso a sua certidão de casamento, juntamente da certidão de nascimento dos filhos.
Isso é necessário para garantir o salário-família e o abatimento por dependentes na declaração do Imposto de Renda.
Atestado médico admissional
O artigo 168 da CLT estabelece que é preciso que o funcionário tenha um atestado que garanta que ele possui as condições físicas e mentais para exercício da sua atividade.
Sendo assim, é preciso indicá-lo a uma clínica para realizar os exames necessários, para então sua empresa poder registrar o funcionário.
Comprovante de escolaridade
Além dos documentos anteriormente citados, é preciso que o funcionário comprove a sua capacitação ou escolaridade.
A principal função para isso é certificar que ele possui condições técnicas para exercer sua função.
Documentos pessoais
Por fim, é preciso a cópia de uma série de documentos pessoais para que você e sua empresa finalizarem o processo de registro de funcionários, sendo os principais documentos:
- Comprovante de endereço;
- Identidade;
- CPF;
- Título de eleitor;
- Número do PIS;
- Foto 3×4.
Mas afinal de tudo isso, como registrar funcionários? Para finalizar o processo, será preciso executar algumas ações, como:
- Registrar o vínculo empregatício na Carteira de Trabalho;
- Fazer o preenchimento da ficha ou livro de registro da empresa;
- Redigir o contrato de trabalho;
- Preencher uma série de documentos e declarações (acordo de compensação de horas, ficha de salário-família, termo de responsabilidade do salário família, declaração de dependentes para o IRPF).
Conte com o auxílio da Renova Assessoria ao registrar seus funcionários!
Como você pôde observar, o processo de registro de funcionários garante à empresa a regularidade e mais tranquilidade na gestão.
Para garantir que tudo seja feito com assertividade, o suporte especializado é fundamental. Por isso, conheça a Renova Assessoria!
Somos uma empresa que busca a excelência no mercado de contabilidade. Nascida em 2017, temos expertise no setor contábil, fiscal, pessoal, e financeiro. Tudo isso, com uma equipe especializada para atender as suas principais demandas.
Ainda, temos como uma de nossas especialidades o suporte às questões trabalhistas e previdenciárias, de modo a te auxiliar com as diversas demandas desse processo.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar o seu negócio!
Achou o conteúdo interessante e quer saber mais? Confira o nosso blog para ler mais sobre contabilidade e gestão.
Se deseja saber mais sobre o que acontece em nossa empresa, acesse nossas redes sociais.
Leia Mais: Exclusão do Simples Nacional: entenda como funciona.