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Perdas Nos Supermercados - Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial em São Paulo

Antes de começar com esse artigo, vou te fazer alguns questionamentos…

Você sabe quais são os pontos da prevenção de perdas? 

Além disso, entende o que são as perdas? 

E o impacto das perdas no seu supermercado

De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (ABRAPPE), as perdas representam 2,5% do faturamento líquido dos supermercados nacionais. 

Sabe o que isso significa? Que se você não aderir aos processos de prevenção imediatamente, esse número aumentará, ou seja, seu prejuízo será cada vez maior. 

A prevenção das perdas envolve normas e procedimentos que tem por objetivo diminuir as perdas do supermercado. Com isso, você conseguirá aumentar seu lucro e evitar gastos desnecessários, mas expressivos em seu supermercado. 

Vamos começar? 

Abaixo, você verá o que são as perdas e quais são os pontos para prevenir seu supermercado de tê-las. 

O que são as perdas no supermercado?

Perda é tudo o que uma empresa deixa de ter, direta ou indiretamente, e que tenha como resultado a diminuição do lucro. 

Assim, antes de tomar qualquer medida no varejo, é necessário que você identifique e defina suas perdas.

De onde vem as perdas da sua empresa? Quanto as perdas representam do seu faturamento? 

Em uma organização empresarial, existem as perdas desconhecidas e a quebra operacional, sendo que as perdas desconhecidas são todas as perdas identificadas apenas através de inventários. 

Ou seja, são os produtos que entram na loja, mas que, por motivos desconhecidos, não são localizados, portanto, o produto entrou no estoque, mas não está na empresa e nem há registros de baixa do mesmo. 

Já a quebra operacional é definida com o número de produtos identificados como impróprios para o uso ou para comercialização. Isto é, produtos com embalagens deterioradas ou com a data de validade vencida. 

Como os produtos da quebra operacional são possíveis de serem identificados, é mais fácil encontrar a causa e definir soluções para essas perdas. 

Feito o inventário e após a identificação, organize os dados coletados e analise possíveis estratégias de ação. 

Quais são os pontos da prevenção de perdas?

Para ter um bom e eficiente processo de prevenção de perdas, você precisa seguir alguns passos…

Veja quais pontos você deve ficar atento para a prevenção de perdas da sua loja: 

  • Reunir todos os gestores e colaboradores — A cultura da prevenção de perdas deve ser geral, não só dos funcionários destinados a esse processo. Todos os colaboradores e gestores devem ter consciência de que as medidas preventivas não devem ser feitas apenas por um ou dois funcionários, mas por todos da empresa; 
  • Colaboradores focados na prevenção de perdas — ter uma equipe dedicada, ou um profissional, cuja única responsabilidade e meta é estabelecer e acompanhar os processos para prevenção de perdas;
  • Definir processos — ter definido e comunicado os processos de prevenção de perdas da empresa, com treinamentos constantes aos colaboradores da loja e sua responsabilização pelo resultado;
  • Inventários — Este tópico é o mais indispensável no processo de prevenção de perdas. Caso seu supermercado não tenha pessoas qualificadas para tal função, terceirize o trabalho. Tenha a certeza de que seu inventário não possuirá erros. Pois, um inventário com dados fictícios, não te serve de nada. 

Quais são os principais erros durante a Prevenção de Perdas?

Nem tudo é um mar de rosas, afinal, durante os processos de prevenção de perdas, pode ser que aconteçam alguns erros, que interferem nos resultados. 

A seguir, você verá alguns erros comuns:

  • Inexistência das metas de perda — Após a mensuração das perdas, você deve definir a meta pretendida pelo processo;
  • Departamento de prevenção de perdas refém da loja — Esse é um ponto que já citamos, mas que é muito importante. Todos os colaboradores e gestores precisam entender e aceitar que os profissionais de prevenção de perdas possuem autoridade para definir os melhores processos, essa é a função deles. Se os outros colaboradores ficarem se negando a fazer tais processos ou interferindo nos mesmos, a prevenção de perdas não terá sua eficácia;
  • Ausência da cobrança da perda — Definida a meta e os processos de prevenção, cobre do departamento os resultados. O processo de Prevenção de Perdas precisa surtir efeitos, se isso não acontecer, faça uma revisão de estratégia das práticas adotadas. 

Para finalizar, tenha bem claro que uma má gestão de compras, o excesso de estoque, a falta de treinamento dos colaboradores, temperaturas inadequadas das máquinas refrigeradas, lançamentos errados e erros nos inventários, todos esses fatores, são pontos que aumentam e interferem nas perdas da sua empresa. 

Desta forma, envolva toda a empresa nas boas práticas de prevenção e inicie, agora mesmo, o Programa de Prevenção de Perdas.

Relatamos, nesse texto, os pilares da prevenção de perdas e alguns erros comuns que podem interferir neste processo. 

As perdas acontecem, o que não pode acontecer é você perder mais de 2% do seu faturamento com isso. 

Por isso, nós, da Renova Contabilidade, estamos aqui para te ajudar não somente na parte tributária do seu supermercado, mais, sim, estamos preocupados com todos os procedimentos que façam com que você perca dinheiro. 

Está esperando o que para fazer parte desta equipe de vencedores? 

Autor(a): Gustavo Nunes | CEO 

Equipe Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial.

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