As Holdings talvez sejam o tipo de empresa mais importante para quem deseja proteger o seu patrimônio.
Apesar de sua importância, existe muita confusão a seu respeito, afinal, sua definição pode ser um tanto quanto ampla. Se você deseja reestruturar o seu patrimônio, ter uma holding também é muito importante.
Mas afinal, o que é uma Holding e quais os benefícios de uma reestruturação patrimonial? Para que você entenda mais a respeito desse tipo de empresa, preparamos esse artigo para você, por isso, leia-o atentamente.
Tenha uma boa leitura!
O que é uma holding?
Mas afinal, o que é uma holding? Esse nome é usado para referir-se a uma organização que possui o controle de outras empresas.
Essa é uma denominação bem comum que normalmente é utilizada tanto para o controle de Sociedade Anônimas, onde isso acontece por meio da compra de ações, como para Sociedade Limitadas, onde isso ocorre pela posse de quotas.
O objetivo desse tipo de empresa varia bastante, sendo utilizada para proteger uma empresa de algum gestor ou acionista específico, bem como para possibilitar a sucessão do negócio.
Apesar desse objetivo bem específico, uma Holding funciona como qualquer empresa, ou seja:
- Possui CNPJ;
- Uma natureza jurídica;
- Cria um contrato social;
- Sua viabilidade é analisada.
Além disso, existem diversos tipos específicos de holding, confira a seguir alguns deles!
Leia mais: Como escolher o regime tributário do seu depósito de construção.
Tipos de holding
Esse tipo de empresa é muito mais comum do que se imagina. Para tal, é criado um tipo para cada objetivo empresarial.
Veja a seguir quais são os tipos de holdings mais adotados:
Holding Pura
A holding pura nada mais é do que uma empresa que é criada para controlar outro CNPJ.
Esse tipo de holding tem como principal característica administrar muitas empresas de uma vez só. Ou seja, ela controla algumas ações e suas finanças, porém, não comanda nada executivamente falando.
Holding Mista
A Holding Mista é muito utilizada quando uma empresa grande compra outra pequena, mas não quer alterar a marca comprada.
Por isso, esse tipo de holding tem como principal foco, controlar as ações da outra, mas também ser uma empresa própria. Com isso, a empresa atua no seu ramo, mas também possui poder de agência sobre o outro empreendimento.
Holding patrimonial
Por fim, a holding patrimonial é bastante utilizada para quem deseja proteger herança e bens pessoais.
Nesse caso, ocorre a transferência de todos os bens de uma pessoa física para uma pessoa jurídica que irá fazer o gerenciamento de todo o patrimônio.
Essa é uma estratégia bastante utilizada para que quando a empresa morrer, por exemplo, o patrimônio não seja atrapalhado por dívidas, por exemplo.
Mas afinal, quais os benefícios de uma Holding para quem deseja fazer uma reestruturação societária? Veja a seguir!
Benefícios de uma holding para reestruturação societária
Antes de entender a relação da reestruturação societária com a holding, antes é preciso entender mais a respeito deste assunto.
Esse é um conceito relativamente simples de entender. Uma reestruturação societária, acontece quando há uma mudança mais acentuada na estrutura de uma empresa..
Apesar de ser um conceito simples, na prática, é bem complexo, pois é uma ação com impacto em todos os setores, do operacional até o fiscal e tributário.
Existem alguns tipos de reestruturação, como:
- Cisão;
- Fusão;
- Incorporação;
- Transformação.
Em todos os casos, esse tipo de empresa pode ser de grande valia. No entanto quando falamos, a respeito de fusões e aquisições, esse tipo de empresa se destaca.
Mas por que isso acontece? Lembra no início do texto quando falamos que uma holding pode ser utilizada para administração de uma empresa menor por parte de uma empresa maior.
Então, nesse caso ela será de grande valia. Imagine uma grande marca de refrigerante mundialmente conhecida, que possui um concorrente que é muito famoso em uma cidade específica.
Para acabar com a concorrência ela acaba comprando essa concorrente. No entanto, pelo fato da marca adquirida possuir uma identidade local muito específica, não seria uma boa estratégia tirar sua independência.
Nesse sentido, uma holding mista seria bastante vantajosa. Dessa forma, a organização maior conseguirá administrar a menor, mas sem fazer com que ela perca a sua identidade e sua relativa independência.
Além disso, um outro grande benefício da reestruturação societária é de que evita grandes mudanças, pois a holding fará essa intermediação.
Agora que você sabe mais sobre esse tipo de empresa tão importante para a administração de negócios. Saiba que durante todo o processo de reestruturação societária será necessário ter um setor contábil muito forte.
Conheça a Renova Contabilidade!
Para que você possa fazer a sua reestruturação societária com o suporte de uma holding, saiba que pode contar com a Renova Contabilidade!
Somos uma empresa de contabilidade que está sempre em busca de ser excelente no que tange o mercado de contabilidade e de consultoria. Além da nossa especialidade no setor societário, também possuímos experiência no setor financeiro, administrativo, fiscal, pessoal e contábil.
Por isso, entre em contato para saber mais sobre nossas soluções! Gostou do nosso conteúdo? Acesse nossas redes sociais para mais dicas e não se esqueça de acessar o nosso blog.
Leia mais: Como planejar a precificação dos produtos na farmácia.