Se seu supermercado possui açougue, onde são adquiridas partes inteiras de carnes para corte e posterior venda aos clientes, com certeza já se perguntou qual a melhor maneira e como reconhecer legalmente as perdas obtidas por desossa.
Ou seja, as partes ou resíduos das carnes como ossos e pele são descartados diariamente.
Sabemos que muitas vezes, deduzir essas despesas de forma legal é a diferença entre fazer entre aumentar ou diminuir os lucros.
Aprenda a deduzir de forma legal as perdas no setor frigorífico do seu estabelecimento. Se você deseja saber como aprender mais sobre este artigo, leia com atenção e aprenda o que é o laudo de desossa.
Confira em seguida: Incentivos Fiscais para venda de Produtos de Cesta Básica: Como são tributados os produtos?
Como mensurar o valor das perdas, quando temos partes desmembradas das peças ou cortes originais adquiridos?
Através do DECRETO N.º 9.580 de 22 de novembro de 2018 (Regulamento do imposto sobre a renda), em seus artigos 603, 260, 285 e 303, o fisco deixa claro que as perdas de estoque poderão compor o custo para apuração do imposto de renda.
Isso fica permitido, desde que seja comprovado através de laudo ou certificado de autoridade sanitária ou de segurança, que especifique e identifique as quantidades destruídas ou inutilizadas e as razões da providência, ou seja por meio do laudo de desossa.
Sendo assim, se seu supermercado ou açougue possuir em mãos o laudo técnico mencionado, poderá usufruir do benefício de abater as partes inutilizadas das despesas geradas em seu estabelecimento.
Quem deve elaborar o laudo de desossa?
Para que a dedução seja aplicada com sucesso, o laudo de desossa deve ser elaborado por empresa com a devida capacidade e certificação.
Pois a mesma deve assegurar que o valor descrito se trata da real perda ocorrida, eliminando assim as chances de autuação pelo fisco por sonegação pelo fisco.
Para que o supermercado possa abater as despesas de perdas de estoque de seu açougue na apuração de seu Imposto de Renda, é necessário além da obtenção do laudo, que a empresa esteja enquadrada no regime de apuração de impostos Lucro Real.
Por que o Lucro Real é o único regime que permite a dedução?
O Lucro Real é o mais indicado, pois somente nessa condição se verifica o “lucro real” obtido pela empresa antes da aplicação da alíquota de imposto de renda.
Caso o supermercado esteja enquadrado no regime, mas nunca tenha sido realizado o levantamento dessas perdas de estoque do açougue, saiba que é possível a elaboração de um laudo retroativo com o limite de contemplação dos últimos 5 (cinco) anos.
Assim é possível realizar um processo de análise de perdas de carnes para cada tipo de corte comercializado em todo o período retroagido.
Com isso, o empresário é capaz de reaver deduzidos, caso haja valores a serem devolvidos, o empresário pode ter os custos retidos abatidos no valor do Imposto de Renda.
Quem pode fazer o laudo de desossa?
Geralmente o laudo de desossa deve ser feito por uma empresa capacitada e confiável, e executado junto de seu contador de confiança. Por meio do conhecimento e bom trabalho desses dois profissionais, a empresa terá um processo de dedução mais rápido e eficaz.
Como deve ser feito o laudo de desossa?
O primeiro passo, é a realização de um processo de análise de perdas de carnes que é feito pelo Técnico Pericial.
Neste momento, o empreendedor determina a real perda de cada tipo de carne comercializada pela empresa. Geralmente o processo é feito por profissionais especializados em um médico veterinário e leva até 25 dias para ficar pronto.
Quais são as principais vantagens do laudo de desossa?
Agora que você já sabe como e por quem este importante parecer deve ser emitido, continue lendo o artigo e veja quais são os benefícios de se deduzir legalmente as perdas do seu supermercado.
- Redução de custos em tributação;
- Aumento da lucratividade;
- Dedução de impostos pagos indevidamente como o IRPJ e a CSLL;
- Retorno financeiros rápido e prático.
Sabendo de todas essas vantagens, o que você está esperando para deduzir as despesas tributárias do açougue do seu supermercado? Conte com apoio e suporte da Renova! Somos uma Contabilidade & Assessoria Empresarial com ampla experiência no mercado contábil. Principalmente na gestão tributária de supermercados.
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