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Indicadores Financeiros: O que são e quais os principais

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Você sabe o que são os indicadores financeiros e quais as suas funções em uma empresa? Os indicadores financeiros são de fundamental importância para a análise dos dados de sua empresa.


Por meio de sua aplicação em sua empresa, gestores serão capazes de indicar de forma clara sua lucratividade, seu crescimento e a saúde financeira de sua empresa.

 

A implementação do sistema de análise dos indicadores financeiros de uma empresa pode ser aplicada em corporações de diversos segmentos e independentemente do porte da empresa tem a função de indicar de forma precisa todo o panorama financeiro de uma empresa.

 

Acompanhe nosso conteúdo e confira o que são e quais os principais indicadores financeiros. 

O que são indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros consistem em um sistema de ferramentas de análise de dados financeiros capazes de indicar o estado financeiro da sua empresa, assim como sua lucratividade.

 

A partir da indicação e determinação de forma precisa dos índices financeiros de uma empresa, é possível a criação e reformulação de estratégias precisas e eficientes capazes de estabilizar e alavancar o desempenho financeiro de seu negócio. 


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Quais são os indicadores financeiros? Conheça os principais e cada uma de suas funções.

São vários os indicadores financeiros em uma empresa e cada um deles é responsável por analisar a situação financeira de sua empresa através de um espectro diferente.

 

Confira a seguir quais os principais indicadores financeiros e a função exercida por cada um deles.

Custos Fixos

Os custos fixos de uma empresa consistem em um sistema de indicação financeira que leva em consideração o custo fixo essencial para o condicionamento, perfeito estado de funcionamento e execução das atividades econômicas de um estabelecimento.

 

Portanto, os custos fixos se mantêm constantes independentemente dos lucros e resultados de uma empresa. 

 

Podemos citar como gastos fixos em uma empresa o pagamento de salário dos funcionários, o pagamento de despesas fixas como aluguel, telefone e manutenção de equipamentos necessários para o condicionamento das atividades de sua organização.

 

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Custos Variáveis

Os custos variáveis de uma empresa, assim como o nome indica, são custos que variam para mais ou para menos conforme a necessidade e de sua empresa.

 

São exemplos de custos variáveis o pagamento de comissões sobre vendas e a compra de matéria prima necessária para a manufatura ou desenvolvimento do produto final, variável de acordo com a demanda.

 

O estabelecimento e clara definição de ambos os custos, fixos e variáveis, são primordiais para a análise precisa de indicadores financeiros em sua empresa.

 

Através desses dados será possível examinar e estabelecer a performance financeira necessária de se atingir em sua empresa para obter lucratividade.

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é responsável por indicar a quantidade mínima de faturamento para que a empresa não saia em prejuízo, ou seja, é o indicador financeiro responsável por avaliar de forma precisa os níveis de segurança financeira de sua empresa. 

 

Uma empresa com taxa de 40% de ponto de equilíbrio e um faturamento de R$1000.000,00 deve faturar R$40.000,00 para liquidar todas as suas despesas e obter lucratividade.

 

Portanto, quanto menor o ponto de equilíbrio de sua empresa, menores serão os custos necessários para a sua manutenção, mais rápido ela será capaz de performar bons índices de lucratividade. 

Retorno sobre Investimento – ROI

Todo empreendedor com familiaridade em processos financeiros provavelmente já se deparou com a sigla ROI em algum contexto. 

 

O ROI é o principal indicador financeiro responsável por definir a taxa de retorno financeiro recebido sobre o montante investido naquela operação.

 

O ROI possibilita uma visão mais ampla do panorama de investimentos da sua empresa e uma perspectiva mais clara sobre o retorno sobre cada uma dessas operações.

 

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Margem Bruta

A Margem Bruta é o Indicador Financeiro de uma empresa que se responsabiliza por indicar a lucratividade bruta de uma empresa.

 

Portanto, esse indicador financeiro medirá a lucratividade de uma venda em específico sem considerar a incidência de impostos sobre as operações de comercialização do produto sendo levado em consideração apenas a liquidação completa do valor do item comercializado.

Margem Líquida

A Margem Líquida é o Indicador Financeiro de uma empresa responsável por indicar a Lucratividade Líquida de uma empresa.

 

É definida como Margem Líquida a fração excedente da margem bruta resultante de uma venda. Portanto, a margem líquida é o lucro que uma empresa possui após a liquidez de todos os seus dividendos operacionais e encargos tributários, custos e despesas.

 

Em outras palavras podemos definir a margem líquida como o lucro final obtido pela empresa em uma operação financeira ou venda de um produto.

Margem EBITDA

A Margem EBTIDA é o Indicador financeiro responsável por indicar todos os custos operacionais que envolvem as vendas de uma empresa.

 

A sigla EBTIDA é resultante da terminologia Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, e será capaz de indicar de forma clara e precisa todos os custos operacionais que envolvem o processo de vendas de uma empresa.

 

Através desse indicador financeiro será possível identificar possíveis problemas operacionais e viabilizar a criação de estratégias para a redução de seus custos, depreciação e encargos tributários resultantes a empresa durante esse processo.

Ticket Médio

O Ticket Médio de uma empresa é um indicador financeiro responsável por indicar quanto os clientes estão gastando no consumo de seu produto ou serviço.

 

A análise do ticket Médio de uma empresa é primordial para se compreender o valor intangível de uma empresa, de seus serviços e produtos comercializados.

 

Os índices de satisfação e relacionamento dos clientes com a marca são responsáveis por gerar grande valor de mercado a uma empresa, atraindo olhares de investidores e acionistas externos.

 

Além disso, sua análise é capaz de viabilizar a geração de insights e sobre o padrão de consumo dos clientes, gerando grandes oportunidades para a empresa.

Lucratividade

A lucratividade é o indicador financeiro responsável por apontar o ganho que uma empresa consegue atingir através do desenvolvimento de suas atividades econômicas ao fim de todos os seus processos. 

 

Portanto, podemos definir a lucratividade de uma empresa como o valor líquido resultante de todo o seu faturamento, ou seja seu lucro ao fim da liquidação de todos os seus encargos tributários.

 

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