Dentro do grande escopo da contabilidade geral empresarial existe uma importante parte chamada contabilidade de custos, voltada ao estudo detalhado de cada gasto envolvido em um processo produtivo. O objetivo deste tipo de contabilidade é apurar quantitativa e qualitativamente cada despesa direta ou indiretamente relacionada à produção de um produto ou à oferta de um serviço.
O que à primeira vista pode parecer simples, é uma função avançada da contabilidade e pode apresentar um alto nível de complexidade a depender da quantidade de variáveis presentes em cada processo e da capacidade produtiva da empresa.
A contabilidade de custos trabalha com informações internas e externas às empresas para fornecer relevante conteúdo de auxílio à gestão financeira do negócio. É, portanto, uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões, auxiliando ainda na análise do desempenho da empresa, no planejamento e no controle financeiro.
O que é contabilidade de custos?
Contabilizar os custos, em um entendimento básico, significa a capacidade de listar e categorizar de forma criteriosa todas os gastos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, envolvidos nos processos que culminam nos produtos ou serviços que serão entregues ao cliente final.
A realização desta tarefa é complexa e exige minúcia, além da aplicação de conhecimentos e técnicas específicas da contabilidade. Compreender a natureza, a localização e o comportamento destes gastos na empresa e nos custos finais do produto é a finalidade desta apuração.
Gastos como contas de energia e água, pagamento de folha salarial, fornecedores de produtos ou matéria prima, estrutura logística, embalagens, rótulos e tudo o mais que envolver o produto final devem estar devidamente registrados no papel. Dessa forma, a contabilidade de custos auxiliará a definir a precificação dos serviços e o ponto de equilíbrio financeiro da empresa.
As principais funções da contabilidade de custos
Podemos resumir as principais funções da contabilidade de custos no estabelecimento de relações entre custos e produção da empresa, de maneira a possibilitar maior controle e proporcionar reduções ou melhorias nessa relação de custos.
O registro e a sistematização dessas informações configuram-se como ferramentas de gestão, conforme relacionamos de forma mais detalhada abaixo:
- Identificação, classificação e gestão de todos os pagamentos realizados;
- Identificação, classificação e gestão de todas as receitas da empresa;
- Apuração da depreciação de ativos financeiros;
- Identificação e registro de prazos praticados sobre receitas e despesas;
- Identificação e separação entre gastos, despesas e custos, com relação dos custos diretos;
- Observar variações entre planejamento e execução levando em conta previsões orçamentárias e histórico de médias;
- Ratear os custos indiretos entre o valor dos bens/serviços oferecidos;
- Ratear as despesas entre o valor dos bens/serviços oferecidos;
- Calcular preço de mercado dos bens/serviços com base nos dados levantados;
- Avaliação do estoque das empresas;
- Proporcionar informações para tomada de decisões e gestão financeira;
- Proporcionar análises do desempenho da empresa com base nos dados levantados.
A tomada de decisões e o alcance do ponto de equilíbrio
Ponto de equilíbrio é o termo utilizado para o cálculo que determina qual a receita necessária para que a empresa consiga zerar suas despesas em um determinado espaço de tempo, tornando a empresa sustentável e, a partir daí, possa trabalhar em cima de uma margem de lucro sobre os seus produtos ou serviços.
Ao listar todos os custos, determinar quais desses custos são diretos e compará-los com o preço de venda do seu serviço/produto; determinar quais são os custos indiretos e ratear esse montante entre toda a sua produção de forma a definir de onde serão retirados os meios de arcar com essas despesas, o empresário está no caminho para encontrar o “ponto de equilíbrio” do seu negócio.
Todo o processo de levantamento de dados internos e externos, relacionados às despesas do negócio, custos de produção e preço de venda dos produtos e/ou serviços até chegar ao já mencionado ponto de equilíbrio da empresa, envolve necessariamente tomada de decisões que possibilitem o ajuste dessas variações, além de proporcionar ao gestor uma infinidade de dados que fornecem um diagnóstico preciso de grande parte dos processos da empresa.
Como podemos perceber a contabilidade de custos é uma ferramenta essencial para exercer um controle financeiro rigoroso e consciente na sua empresa, mas sua execução exige a aplicação de técnicas e conhecimentos especializados.
Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e que possa ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre a contabilidade de custos. Afinal, essa é a nossa expertise e manter você bem informado também faz parte da nossa missão. Os conselhos apresentados neste post foram úteis? Confira os materiais disponíveis em nosso blog e descubra como aumentar a produtividade de sua empresa e otimizar ainda mais a gestão!
Fonte: Jornal Contábil