Ainda que a tecnologia tenha trazido muitas oportunidades de inovação, abrir um negócio é uma empreitada difícil. E, por vezes, cara. São gastos burocráticos, de pessoal, de estrutura… A lista não para. A boa notícia é que o mesmo avanço tecnológico trouxe ferramentas gratuitas que ajudam a diminuir os custos de colocar para funcionar um empreendimento.
O Na Prática selecionou os melhores programas de uma lista compilada pelo site especializado Fit Small Business. Conheça 20 ferramentas gratuitas para pequenos negócios. Apesar de a maioria possuir versões pagas, as gratuitas oferecem bastantes funcionalidades. Escolhidos por profissionais que fundaram ou trabalham em startups, eles vão acelerar e facilitar os processos envolvidos em abrir e gerir seu próprio negócio.
Ferramentas gratuitas para pequenos negócios
1. CRM: Hubspot
Totalmente gratuita, a ferramenta de CRM do Hubspot gerencia e organiza clientes. Oferece diversas funcionalidades, como criar modelos e medir desempenho de e-mails, fazer chamadas e agendar reuniões.
2. Anotações: Evernote
Bem conhecido mundialmente, o Evernote é um aplicativo que permite organizar e arquivar notas em texto, imagens e vídeos na nuvem.
3. Contabilidade: Wave
Para facilitar a contabilidade da sua companhia, o Wave é uma pedida, porque permite fazer faturamento, controlar despesas e a receita em um aplicativo de celular ou no computador.
4. Atendimento ao cliente: Helprace
Helprace é um software de atendimento ao cliente que inclui um help desk de tickets, bases de conhecimento e um fórum para coletar feedback.
5. Avaliações de consumidores: Trustpilot
Na versão grátis, o Trustpilot envia 50 convites para as empresas coletarem avaliações dos consumidores, além de mostrá-la todas em uma página.
Quanto mais comentários você tiver, maior será sua classificação.
6. Crescimento do site: Sumo
Sumo é uma plataforma que compila ferramentas que automatizam o crescimento do site.
7. Gerenciamento de conteúdo: WordPress
Com o WordPress, você pode facilmente configurar um site ou um blog de forma gratuita. Ainda existem milhares de plug-ins (também gratuitos) que aprimoram sua funcionalidade.
8. Software de SEO: SEOProfiler
O SEOProfiler tem funcionalidades como análise de links, oportunidades de palavras-chave e rankings, cruciais para que seu site seja encontrado nas buscas.
9. Design gráfico: Canva
Voltado para design gráfico, o Canva é um site que ajuda até quem não tem habilidades nesse campo a criar peças incríveis.
10. Monitoramento de termos nas redes sociais: Icerocket
O Icerocket é uma ferramenta que pesquisa e monitora termos em redes sociais. É totalmente gratuito e não exige cadastro.
11. Comunicação: Slack
O Slack é um software que permite comunicação integrada por texto, voz ou vídeo, além do envio de documentos.
12. Análise dos mecanismos de busca: Google Trends
Você pode usar o Google Trends para ver exatamente quais termos as pessoas estão pesquisando no Google e compará-los com diferentes palavras-chave. Assim, entende melhor seu público-alvo e o que estão procurando online.
13. Automação: Zapier
O Zapier automatiza pequenas tarefas, como compartilhar postagens e atualizar o CRM. A versão grátis tem limitações, mas ainda sim salva tempo.
14. Localizador de endereço de e-mail: Hunter
Hunter é um software que encontra e-mails dos sites que você precisar. Pode ser instalado como plug-in no Chrome – a versão grátis permite 150 buscas por mês.
15. Gravação de tela: HYFY
O HYFY permite gravar a tela e voz ao mesmo tempo. Além disso, se integra com outros softwares e facilita o tipo de comunicação que se beneficia com imagens, como tutoriais.
16. Ponto de vendas: Square
Atuando como um POS (ponto de vendas ou de serviço) ideal para pequenas empresas, o Square tem funcionalidades como loja online, ferramentas de gestão de negócios e inventário, entre outras
17. Pesquisa: Survey Monkey
Survey Monkey permite a criação de pesquisas gratuitas que podem servir para você conseguir feedback para seu negócio.
18. E-mail marketing: MailChimp
A versão gratuita da ferramenta de gerenciamento de e-mail MailChimp permite que o usuário envie até 12 mil e-mails por mês.
19. Edição de imagens: GIMP
GIMP é um programa de edição de imagens que compete com o Photoshop, da Adobe. Aliás, ele se conecta com alguns plug-ins do Photoshop também.
20. Criação de modelos: Heflo
Completamente baseado em armazenamento em nuvem, o Heflo é um software para criar diagramas. Além disso, ele permite que o usuário crie uma documentação e compartilhe o trabalho.
Os conselhos apresentados neste post foram úteis? Confira os materiais disponíveis em nosso blog e descubra como aumentar a produtividade de sua empresa e otimizar ainda mais a gestão!
Fonte: Estudas Na Prática