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Como abrir uma adega em São Paulo: entenda o passo a passo

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Se você sonha em abrir uma adega, o momento pode ser bastante promissor. Isso porque com a reabertura de bares e restaurantes, junto ao retorno da atividade econômica irá promover o aumento da procura de produtos como bebidas alcóolicas e vinhos. 

 

Apenas em 2020, houve um aumento de 31% na venda de vinhos no Brasil. Esse número indica que o mercado de produção de vinhos nacionais e comercialização de vinhos será promissor nos próximos anos. 

 

Se você deseja abrir uma adega em São Paulo este é o momento certo. Quer saber mais sobre como realizar este sonho? Então leia este conteúdo até o final e veja o passo a passo.

 

Aproveite a leitura! E leia em seguida: Benefícios fiscais para empresas de bebidas: entenda

 

Por que abrir uma adega em São Paulo? 

São Paulo é conhecida por ser a cidade mais rica do país, contudo esta não é a única característica que favorece a abertura de uma adega nesta cidade. Além disso, a capital paulista também é um centro de cultura e gastronomia nacional e internacional.  

 

De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SP, atualmente existem cerca de 12,5 mil restaurantes na capital paulista. Tal variedade de cores, sabores e tipos de estabelecimento podem ser comparados somente ao que existe na cidade de Nova York. 

 

Agora imagina quantas oportunidades de venda e parceria podem ser feitas em um local com uma demanda tão alta por vinhos? Não faltam motivos para empreender e abrir a sua adega em São Paulo

Sobre o mercado de adegas

Apesar do Brasil  não ser um dos maiores produtores de vinho do mundo, a produção de vinhos nacionais vem crescendo ano após ano. 

 

Atualmente, o estado do Rio Grande do Sul é responsável por 95% da produção nacional de vinhos. Desses, 35% são vendidos e engarrafados na cidade de São Paulo

 

Atualmente, o nosso país é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul. Mesmo sendo ainda um mercado importador, todos os indicadores apontam uma tendência permanente de crescimento. 

 

Agora que você já entendeu melhor o mercado de vinhos no Brasil, que tal entender  os passos para iniciar os preparativos para a abertura da sua adega em São Paulo

Como abrir uma adega?

Sabemos que tirar os sonhos do papel e colocar a sua adega para funcionar é um processo que envolve várias etapas. 

 

Dessa forma, buscar a orientação de uma contabilidade é uma das escolhas mais inteligentes que o empreendedor fará. Isso porque, o negócio precisa atender a diversas exigências jurídicas e tributárias para funcionar regularmente. 

 

Confira abaixo o passo a passo para abrir uma adega em São Paulo

Identifique o tipo de atividade 

Identificar o tipo de atividade exercida será fundamental para saber qual CNAE, Classificação  de Atividade Econômica será adotada pela sua empresa. Isso irá definir a tributação incidente sobre a adega e ainda nortear decisões mercadológicas mais assertivas. 

 

Uma vez que, o conhecimento sobre o segmento no qual a sua adega atuará fará toda diferença nos produtos que serão contemplados e consequentemente no capital de giro e os melhores lugares de divulgação para a mesma. 

Escolha a natureza jurídica 

Outro detalhe importante é a definição da natureza jurídica do seu negócio, a qual deve ser feita com cuidado. Uma vez que a mesma irá definir a separação ou não do patrimônio dos empresários dos bens da empresa e ainda o tipo societário a ser adotado. 

 

Atualmente o empreendedor pode optar por quatro alternativas: 

 

  • Empresários Individual;
  • Sociedade Limitada;
  • Sociedade Simples;
  • Sociedade Anônima; 
  • Sociedade Limitada Unipessoal. 

 

A melhor escolha irá depender  das preferências do empresário e da segurança jurídica que pretender ter.  O ideal é que o empreendedor busque a orientação de um profissional da contabilidade. 

Defina o porte da adega

Outro fato importante é definir o porte da sua adega. Assim o empreendedor pode começar como MEI, cujo faturamento máximo é de R $81 mil, microempresa com faturamento máximo de R$360 mil  ou Empresa de Pequeno Porte, com faturamento máximo de até R$ 4,8 milhões.

 

Escolha o regime tributário 

Veja qual regime tributário tem mais a ver com o porte da sua empresa e com atividade exercida. O ideal é que esta escolha seja feita com o suporte de profissional contábil, afinal, ninguém deseja pagar mais impostos do que realmente precisa. 

 

Escolher de forma equivocada o regime pode ter consequências nocivas à saúde financeira da sua empresa. A vista disso, veja abaixo os regimes tributários disponíveis: 

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido. 

Separe os documentos necessários para abrir uma adega

Com todos os detalhes mais importantes resolvidos é preciso começar de fato a burocracia. Para tanto, é preciso separar os seguintes documentos: 

 

  • Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

 

Com esses documentos em mãos faça o registro na Junta Comercial de São Paulo

 

Vale lembrar que é preciso obter um alvará de funcionamento para funcionar de forma regularizada. O documento pode ser emitido e solicitado gratuitamente pelo site da Prefeitura. 

Abra um CNPJ para a sua adega

Após o registro da empresa na Junta, o empreendedor recebe o Nire ou Número de Identificação do Registro de Empresa. Esse número será solicitado no site da Receita Federal no ato da abertura do CNPJ. 

 

No site, faça o download do Programa Básico de Entrada, imprima, preencha o documento e o envie  à Receita Federal. 

 

Em seguida a sua adega já está pronta para iniciar as atividades! Se você quiser, não precisa passar por nenhum desses procedimentos. Pode facilitar a sua vida e dos seus sócios deixando as burocracias para quem realmente entende do assunto, a Renova Assessoria entre em contato.

 

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