O Brasil possui uma das maiores cargas tributárias do mundo. Em 2021, essa taxa atingiu o patamar de 33,33% do PIB.
Por esse motivo, empresários estão sempre em busca de diminuir as taxas que recaem em suas empresas. No entanto, uma outra possibilidade que não é tão conhecida entre os empresários é revisar os tributos de forma completamente legal.
Dessa maneira, você conseguirá recuperar uma parte de seus tributos e como consequência, conseguirá manter as finanças do seu negócio mais equilibradas.
Apesar de ser uma prática muito comum entre grandes corporações, ela não é exclusiva. Sendo extremamente benéfica para pequenas e médias empresas.
Se você deseja revisar tributos pagos sem entrar em problemas com o Fisco, leia esse artigo com atenção.
O que é revisão tributária?
Antes de entender se é possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas, é preciso entender o que é o processo de revisão tributária.
Como o próprio nome já indica, o processo de revisão de tributos consiste em uma análise de todos os impostos que a empresa pagou nos últimos 5 anos. A partir disso, será possível saber se a empresa pagou todos os seus impostos de forma correta.
Esse é um processo muito importante, pois permite que empresas consigam identificar dois pontos para assegurar a saúde financeira da empresa:
- Pagamentos a mais de impostos: o que dá direito a empresa pedir a recuperação tributária;
- Sonegação fiscal: é possível que uma empresa sonegue impostos sem perceber devido a complexa legislação tributária do país, e sofre duras sanções por conta disso.
Assim, ao realizar esse processo, a empresa fica assegurada contra diversos pontos que podem atrapalhar e desestabilizar o seu financeiro.
Quais são os principais impostos pagos por pequenas e médias empresas?
Já foi falado que a carga tributária brasileira é muito alta. Para se ter uma ideia, são mais de 92 tributos que se dividem entre Município, Estado e União.
Claro que nem todos eles incidem sobre uma mesma empresa. No entanto, é preciso que o gestor tenha conhecimento acerca dos tributos mais recorrentes.
Pequenas e médias empresas normalmente se enquadram no regime de Simples Nacional, nesse sentido, os principais tributos que incidem sobre esse regime, são:
- Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ);
- Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL);
- Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
- Programa de Integração Social (PIS/Pasep);
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI);
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS);
- Imposto sobre Serviços (ISS);
- Contribuição Patronal Previdenciária (CPP).
O Simples Nacional é o regime tributário feito com o objetivo de simplificar a vida do empresário. Desse modo, ele possui alíquotas diferenciadas, e pode ser aderido por empresas que faturem até R$ 4,8 milhões por ano. Por essa razão, ele é mais utilizado para pequenas e médias empresas.
Mas afinal, é possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas? Continue nesse artigo e descubra.
Continue a leitura: Como funciona a contabilidade para indústria.
A revisão de tributos pagos é possível?
Nesse ponto desse texto, você pode estar se perguntando, é possível revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas? A resposta para isso é sim!
De nada adianta uma empresa faturar alto e ter as despesas muito altas. Por essa razão, revistar os tributos é imprescindível. Pois você poderá recuperar alguns valores pagos, caso haja essa possibilidade, ou até mesmo eliminá-los.
Para que tudo saia de forma precisa, é muito importante que você tenha ao seu lado uma empresa de contabilidade de qualidade para que você consiga apurar os seus impostos de forma precisa e sem gerar gargalos para o seu negócio.
Continue nesse artigo para descobrir como revisar tributos pagos por sua empresa.
Como revisar tributos pagos por pequenas e médias empresas?
Com uma empresa de contabilidade de confiança, você conseguirá fazer uma análise aprofundada dos tributos.
O primeiro passo para isso é realizar um planejamento tributário. Isso irá organizar, planejar e analisar os tributos da empresa de forma a diminuir os impostos da empresa.
O contador irá conseguir fazer uma análise detida de todos os tributos pagos nos últimos cinco anos da empresa. Assim, identificando os impostos que podem ser recuperados.
Você deverá protocolar um pedido de recuperação no sistema de Compensação de Pedidos exclusivo para empresas do Simples. Com isso, você poderá:
- Pedir compensação dos créditos tributários;
- Consultar compensações;
- Cancelar as compensações.
Agora que você já sabe da importância de revisar tributos pagos por sua empresa. Tenha ao seu lado uma empresa de contabilidade de confiança para te ajudar nesse processo e assegurar a segurança da sua empresa.
Conte com a Renova!
Agora que você já sabe que é possível revisar tributos pagos por sua empresa, tenha ao seu lado uma empresa especialista no assunto. Conheça a Renova Assessoria!
Estamos desde 2017 no mercado, com conhecimento no setor contábil, fiscal e pessoal. Nossa equipe é treinada e qualificada para atender todas as suas necessidades.
Entre em contato e conheça nossas soluções! Gostou do artigo? Acesse nosso blog e nossas redes sociais para saber mais sobre empreendedorismo e gestão.
Leia mais: Desafios da gestão financeira para indústria de cosméticos.