Cuidar do setor operacional é a tarefa mais comum para um dono de açougues ou casas de carnes.
Por mais que essa seja uma tarefa importante na rotina empresarial, ele não pode se esquecer também de cuidar da parte tributária e contábil do estabelecimento, ainda mais que esse setor pode colaborar para que o negócio alcance lucros.
A melhor maneira de ter uma visão apurada dos números e de todas burocracias tributárias da empresa é contando com o auxílio de quem tem know how sobre o assunto e é qualificado para essa complexa função.
Está precisando de uma mãozinha contábil em seu negócio? Continue a leitura desse artigo e entenda como a contabilidade especializada em açougues ou casa de carnes. Aprenda mais lendo!
Leia também: Gestão fiscal para o comércio: dicas para manter a eficiência de uma empresa.
Situação atual do mercado de carnes no Brasil
O Brasil é um dos destaques quando o assunto é consumo de carne. Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), estamos entre os 15 países que mais consomem carne no mundo.A entidade divulga os números divididos em carne bovina, de aves, porco e ovelha.
Somos reconhecidos por ter o maior rebanho de bovinos do mundo, com mais de 214 milhões de cabeças de gado – número maior que o de habitantes brasileiros.
Apesar de figurarmos entre os maiores nesses levantamentos, o ano de 2021, pôs à prova essa marca. Isso porque tivemos o menor consumo de carne nos últimos 25 anos, de acordo com dados da Conab.
A carne bovina, considerada a mais cara entre as opções, foi a que alavancou essa queda. E o valor é justamente um dos motivos que fez o consumo ser menor nesse último ano.
Diante das incertezas, surgidas, sobretudo, no cenário da pandemia de Covid-19, o empresário dono de açougues e casas de carnes precisa focar em estratégias para driblar essa crise e vender mais.
Assim, para que o empresário possa concentrar seus esforços na execução das tarefas operacionais, é necessário ter o auxílio de uma contabilidade especializada em açougues e casas de carnes. Dessa forma, os processos tributários não se tornam uma dor de cabeça de modo que provoque problemas financeiros à empresa.
Veja a seguir os principais benefícios e vantagens em contar com uma contabilidade especializada em açougues e casas de carnes.
Benefícios de uma contabilidade especializada em açougues e casas de carnes
Contar com o apoio de uma contabilidade especializada é importante para empresas de qualquer setor. Ela é quem vai dar suporte ao empresário em questões que envolvem as áreas tributárias e financeiras, por exemplo.
Esse auxílio é necessário para que você, dono de açougue ou casa de carnes, tenha embasamento suficiente para tomada de decisões mais assertivas e ágeis.
Além do mais, esse suporte se estende a outras áreas como as jurídicas e de elaboração de estratégias. Tudo isso em razão de a contabilidade especializada em açougues proporcionar profissionais qualificados e com know how para acompanhar eficientemente a rotina da empresa.
Além dessas vantagens, seu açougue também é beneficiado em outras atividades, como as que citaremos a seguir.
Elaboração de um planejamento tributário
A elaboração de um planejamento tributário é um dos passos mais importantes para alcançar o lucro por meio de métodos que farão sua empresa pagar menos impostos.
A contabilidade especializada em açougues criará para o seu açougue ou casa de carne um planejamento para conseguir esses descontos por meio da elisão fiscal. Esse processo é totalmente legal e lícito, e não deve ser confundido com evasão fiscal, que é crime.
O planejamento tributário faz com que a gestão de todos os impostos, taxas, tributos e contribuições seja efetuada de maneira mais eficiente e assertiva, de modo que gere economias ao negócio.
Por meio do planejamento tributário é possível, além da redução da carga tributária, conquistar incentivos fiscais, gerir de forma eficiente os processos financeiros da empresa, escolher o melhor enquadramento tributário e recuperar impostos.
Leia também: Benefícios Fiscais para Supermercados: Como reduzir o pagamento de impostos.
Rotina administrativa mais enxuta
Tal como já falamos, há uma queda no consumo de carne bovina. Todavia, quando isso ocorre, as pessoas optam por carnes mais baratas, como as de origem suína e aviária. A busca por essas proteínas animais continuam.
Então, o empresário precisa ter tempo suficiente para executar os processos operacionais do dia a dia do açougue e estratégicos para vender mais carnes bovinas (as que trazem maior faturamento), por exemplo.
Com o apoio de uma contabilidade especializada, o empreendedor tem suporte nessas áreas e ainda ganha o apoio qualificado para os setores jurídicos e tributários. Isso faz com que a rotina do empresário se torne mais enxuta.
A contabilidade especializada em açougues e casa de carnes ajudará em:
- Pagamentos de fornecedores, funcionários e obrigações fiscais em dia;
- Controle de gastos diários;
- Gerenciamento de estoque;
- Emissão de notas fiscais.
Emissão de documentos e licenças obrigatórias para açougues e casas de carnes
Esse auxílio vale mais para quem ainda está no processo de abertura, mas mostra o porquê de a ajuda de uma contabilidade especializada em açougues e casa de carnes ser importante em qualquer etapa do processo empresarial.
A assessoria contábil especializada ajuda o empresário a conseguir os documentos obrigatórios para o funcionamento de um açougue. Por ser um estabelecimento do ramo alimentício, há uma série de normas a serem seguidas. Dentre elas estão:
- Obtenção de alvarás da Vigilância Sanitária e da Prefeitura;
- Criação do CNPJ;
- Registro na Junta Comercial;
- Processo de vistoria do Corpo de Bombeiros Militar.
Dedução legal de perdas por desossa
Existe uma maneira de você lucrar com as perdas de estoque. Você pode deduzir de forma legal as partes ou resíduos das carnes, como ossos e peles, que são descartadas diariamente.
No decreto N.º 9.580 de 22 de novembro de 2018 (Regulamento do imposto sobre a renda), em seus artigos 603, 260, 285 e 303, o fisco deixa claro que as perdas de estoque poderão compor o custo para apuração do imposto de renda.
Dessa forma, caso o açougue comprove por meio de laudo ou certificado de autoridade sanitária ou de segurança que especifique e identifique as quantidades destruídas ou inutilizadas pela desossa, é possível se beneficiar com redução em custos tributários.
O laudo de desossa deve ser feito por uma empresa capacitada e confiável, que opere junto ao contador. É necessário também verificar o regime tributário mais apropriado para essa operação.
Conte com a Renova Assessoria como contabilidade especializada para o seu açougue ou casa de carne
Procure uma ajuda contábil que te orientará com segurança, agilidade, eficiência e proatividade, e que seja de sua confiança.
Você conta com todos esses atributos na Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial. Nós buscamos excelência no mercado contábil e de consultoria. Nossa empresa possui expertise nas Áreas: Contábil, Fiscal, Pessoal, Financeira, Societária e Administrativa, e conta com uma equipe treinada e qualificada para atender as necessidades e objetivos de seus clientes.
Nosso artigo te ajudou a entender melhor como podemos ser úteis? Então, curta as nossas redes sociais, acesse o nosso blog e aproveite para conferir todas as nossas dicas e conteúdos exclusivos.
Aproveite para aprender mais lendo: O que é revisão fiscal e porque ela é importante para sua empresa.