Ao empreender diversos são os fatores que podem impactar no desenvolvimento de uma empresa no mercado. Entre eles a carga tributária, pode fazer com que muitas pessoas deixem de empreender.
Para tanto, a revisão fiscal é uma das principais chances viáveis e lícitas de reduzir a incidência da carga tributária incidente sobre uma empresa, prometendo trazer ótimos benefícios e vantagens para o empreendimento.
Visto isso, saiba agora o que é revisão fiscal e entenda por que ela é importante para a sua empresa.
O que é a revisão fiscal?
A revisão fiscal pode ser definida como um ferramenta capaz de revisar diferentes atividades fiscais, por meio de minuciosas análises.
Dessa forma, muitos profissionais compreendem como a espécie de uma auditoria. A revisão fiscal considera a, principalmente, os elementos referentes ao pagamento de impostos por uma empresa e tem como principal objetivo encontrar créditos fiscais e questões que possam ser ajustadas e consertadas nesse sentido.
Portanto, a sua aplicabilidade visa garantir o alinhamento quanto a carga tributária incidente, realizando pesquisas aprofundadas.
Além disso, por meio de um estudo aprofundado se torna possível compreender as modificações quanto a legislação vigente aplicada a este empreendimento, levando em consideração todas as suas características e especificidades.
Aprenda mais sobre: Gestão tributária para supermercado: entenda quais são os principais tributos.
Como funciona o processo de revisão fiscal?
O processo de revisão fiscal conta com a realização de algumas etapas. Sendo a primeira dela a seleção de profissionais especializados, responsáveis pela condução de todo o trabalho.
Dessa forma, é preciso considerar não apenas a escolha de um profissional qualificado e experiente como também o uso de tecnologias.
Em seguida, deverá ser levantado quais são os impostos pagos pela empresa, dentro do período de cinco anos.
Devendo ser analisado também cada uma das informações fiscais e com base neste estudo poderão ser apresentadas soluções a serem implementadas na gestão financeira e tributária da organização.
Leia mais em: Benefícios Fiscais para Supermercados: Como reduzir o pagamento de impostos.
Quais os principais benefícios da revisão fiscal?
A revisão fiscal pode ser executada de forma totalmente eletiva, portanto, a revisão fiscal traz diversas vantagens e benefícios para uma empresa.
Para tanto, uma das principais vantagens da revisão tributária é a realização da recuperação de crédito tributário.
Esse processo acontece por meio da identificação de créditos oferecidos pelo governo com base nas características e especificidades de um negócio. A partir disso, o empresário poderá solicitar ao fisco o abatimento de descontos e créditos sobre a taxa tributária e os impostos pagos.
Confira agora quais são os principais benefícios para sua empresa:
- Redução de riscos;
- Identificação de novos créditos;
- Melhoria nos processos de gestão;
- Atuação preventiva;
- Planejamento de preços.
É comum que muitos empresários não deem atenção devida a implementação de uma gestão tributária. No entanto, este é um comportamento que precisa mudar, sobretudo em nosso país que conta com um complexo sistema tributário.
Conte com o suporte dos profissionais da Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial, entre em contato conosco.
Além do comprometimento na prestação de serviços com qualidade, proporciona um diferencial nos preços praticados, gerando uma boa relação custo/benefício ao seu cliente. Veja mais conteúdos como este no nosso blog e siga também as nossas redes sociais.
Confira na íntegra: Como abrir uma adega em São Paulo: entenda o passo a passo.