Se você sonha em abrir uma adega, o momento pode ser bastante promissor. Isso porque com a reabertura de bares e restaurantes, junto ao retorno da atividade econômica irá promover o aumento da procura de produtos como bebidas alcóolicas e vinhos.
Apenas em 2020, houve um aumento de 31% na venda de vinhos no Brasil. Esse número indica que o mercado de produção de vinhos nacionais e comercialização de vinhos será promissor nos próximos anos.
Se você deseja abrir uma adega em São Paulo este é o momento certo. Quer saber mais sobre como realizar este sonho? Então leia este conteúdo até o final e veja o passo a passo.
Aproveite a leitura! E leia em seguida: Benefícios fiscais para empresas de bebidas: entenda
Por que abrir uma adega em São Paulo?
São Paulo é conhecida por ser a cidade mais rica do país, contudo esta não é a única característica que favorece a abertura de uma adega nesta cidade. Além disso, a capital paulista também é um centro de cultura e gastronomia nacional e internacional.
De acordo com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de SP, atualmente existem cerca de 12,5 mil restaurantes na capital paulista. Tal variedade de cores, sabores e tipos de estabelecimento podem ser comparados somente ao que existe na cidade de Nova York.
Agora imagina quantas oportunidades de venda e parceria podem ser feitas em um local com uma demanda tão alta por vinhos? Não faltam motivos para empreender e abrir a sua adega em São Paulo.
Sobre o mercado de adegas
Apesar do Brasil não ser um dos maiores produtores de vinho do mundo, a produção de vinhos nacionais vem crescendo ano após ano.
Atualmente, o estado do Rio Grande do Sul é responsável por 95% da produção nacional de vinhos. Desses, 35% são vendidos e engarrafados na cidade de São Paulo.
Atualmente, o nosso país é o quinto maior produtor de vinhos do Hemisfério Sul. Mesmo sendo ainda um mercado importador, todos os indicadores apontam uma tendência permanente de crescimento.
Agora que você já entendeu melhor o mercado de vinhos no Brasil, que tal entender os passos para iniciar os preparativos para a abertura da sua adega em São Paulo.
Como abrir uma adega?
Sabemos que tirar os sonhos do papel e colocar a sua adega para funcionar é um processo que envolve várias etapas.
Dessa forma, buscar a orientação de uma contabilidade é uma das escolhas mais inteligentes que o empreendedor fará. Isso porque, o negócio precisa atender a diversas exigências jurídicas e tributárias para funcionar regularmente.
Confira abaixo o passo a passo para abrir uma adega em São Paulo:
Identifique o tipo de atividade
Identificar o tipo de atividade exercida será fundamental para saber qual CNAE, Classificação de Atividade Econômica será adotada pela sua empresa. Isso irá definir a tributação incidente sobre a adega e ainda nortear decisões mercadológicas mais assertivas.
Uma vez que, o conhecimento sobre o segmento no qual a sua adega atuará fará toda diferença nos produtos que serão contemplados e consequentemente no capital de giro e os melhores lugares de divulgação para a mesma.
Escolha a natureza jurídica
Outro detalhe importante é a definição da natureza jurídica do seu negócio, a qual deve ser feita com cuidado. Uma vez que a mesma irá definir a separação ou não do patrimônio dos empresários dos bens da empresa e ainda o tipo societário a ser adotado.
Atualmente o empreendedor pode optar por quatro alternativas:
- Empresários Individual;
- Sociedade Limitada;
- Sociedade Simples;
- Sociedade Anônima;
- Sociedade Limitada Unipessoal.
A melhor escolha irá depender das preferências do empresário e da segurança jurídica que pretender ter. O ideal é que o empreendedor busque a orientação de um profissional da contabilidade.
Defina o porte da adega
Outro fato importante é definir o porte da sua adega. Assim o empreendedor pode começar como MEI, cujo faturamento máximo é de R $81 mil, microempresa com faturamento máximo de R$360 mil ou Empresa de Pequeno Porte, com faturamento máximo de até R$ 4,8 milhões.
Escolha o regime tributário
Veja qual regime tributário tem mais a ver com o porte da sua empresa e com atividade exercida. O ideal é que esta escolha seja feita com o suporte de profissional contábil, afinal, ninguém deseja pagar mais impostos do que realmente precisa.
Escolher de forma equivocada o regime pode ter consequências nocivas à saúde financeira da sua empresa. A vista disso, veja abaixo os regimes tributários disponíveis:
- Simples Nacional;
- Lucro Real;
- Lucro Presumido.
Separe os documentos necessários para abrir uma adega
Com todos os detalhes mais importantes resolvidos é preciso começar de fato a burocracia. Para tanto, é preciso separar os seguintes documentos:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
Com esses documentos em mãos faça o registro na Junta Comercial de São Paulo
Vale lembrar que é preciso obter um alvará de funcionamento para funcionar de forma regularizada. O documento pode ser emitido e solicitado gratuitamente pelo site da Prefeitura.
Abra um CNPJ para a sua adega
Após o registro da empresa na Junta, o empreendedor recebe o Nire ou Número de Identificação do Registro de Empresa. Esse número será solicitado no site da Receita Federal no ato da abertura do CNPJ.
No site, faça o download do Programa Básico de Entrada, imprima, preencha o documento e o envie à Receita Federal.
Em seguida a sua adega já está pronta para iniciar as atividades! Se você quiser, não precisa passar por nenhum desses procedimentos. Pode facilitar a sua vida e dos seus sócios deixando as burocracias para quem realmente entende do assunto, a Renova Assessoria entre em contato.
Somos uma organização contábil de referência na região, reconhecida pelo profissionalismo da equipe e qualidade na prestação de serviços aos seus clientes. Confira mais conteúdos como este no nosso blog e siga as nossas redes sociais.
Leia ainda hoje:Como o aumento do custo de Bebidas no Brasil impacta Bares, Restaurantes e Supermercados