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Como fazer o planejamento tributário para Distribuidora de Bebidas

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Apesar dos esforços que empresários e empreendedores do setor de bebidas fazem para manter as contas em dia, a alta carga tributária e as frequentes alterações na legislação fazem com que a gestão tributária seja um tremendo desafio. 

 

Sendo assim, é muito comum que empresários se encontrem perdidos durante o processo de cumprimento das obrigações. O que pode levar a contração de multas, penalidades e até mesmo ameaçar o funcionamento da distribuidora.

 

Dessa forma, acompanhe o conteúdo abaixo e veja como fazer o planejamento tributário para a distribuidora de bebidas.

O que é um planejamento tributário

Em meio a complexa carga tributária, o que incide sobre as empresas brasileiras é dor de cabeça constante para os empresários. 

 

Mesmo que, enquadrado no regime Simples Nacional, muitas dúvidas surgem na hora de cumprir com as obrigações fiscais. 

 

Diante disso, o planejamento tributário é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa, independentemente de seu porte. 

 

Neste sentido, o planejamento tributário, possibilita a gestão do pagamento de tributos em uma organização. Além de permitir a aplicação de estudos estratégicos que visam reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre o negócio. 

 

Deste modo, o planejamento tributário pode ser feito em duas categorias, sendo elas:

 

  • Operacional;
  • Estratégico. 

 

Aproveite para ler: Como abrir uma empresa em São Paulo: Confira o passo a passo

 

Porque você precisa fazer o planejamento tributário para distribuidoras de bebidas 

O principal objetivo do planejamento tributário é a redução das despesas de uma distribuidora de bebidas. 


Ou seja, estamos falando da possibilidade de reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre a organização. 

 

Estamos falando da elisão fiscal. Estratégia esta que possibilita que um produto possa ser vendido de forma competitiva no mercado. Auxiliando no estabelecimento de preços mais baixos e fundamentais. 

 

Dessa forma, é possível planejar a redução da carga tributária de uma distribuidora de bebidas por meio de três estratégias: 

 

  • Evitar a incidência do imposto;
  • Reduzir os valores totais a serem recolhidos;
  • Retardar o pagamento. 

 

Leia mais sobre: Como uma consultoria tributária pode ajudar a sua empresa na redução tributária

 

Quanto as distribuidoras pagam de imposto?

Quando o assunto é o setor de bebidas, podemos constatar com facilidade que o  ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) é uma das tributações que mais geram dúvidas e despesas para o segmento. 

 

O recolhimento deste imposto corresponde aproximadamente a uma média de 45% das operações de venda de bebidas em todo o território brasileiro. 

 

Alé disso, tanto o PIS quanto o COFINS são contribuições pagas pelas distribuidoras, recolhidas por meio do regime monofásico, dessa forma, o imposto já é pago logo no setor produtivo, não passando para os demais setores que adquirem o mesmo posteriormente, uma solução eficiente para as distribuidoras. 

 

Assim as distribuidoras de bebidas, os impostos que recaem sobre a comercialização de produtos, incidem sobre o estado e a União. Podendo ser divida em 4 tipos:

 

  • ICMS de competência dos estados de atuação dos postos, pode variar de acordo com a tributação local;
  • CIDE (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico) de competência da União e abrangência federal sobre as relações de importação e comercialização de combustíveis;
  • PIS e COFINS de competência federal.

 

 

 

Por que é importante realizar um planejamento tributário?

 

O planejamento tributário, tem como principal objetivo reduzir as despesas de uma empresa. Deste modo, a fim de reduzir o número de tributos a serem pagos por uma distribuidora de bebidas. 

 

Como o leitor pode compreender, o planejamento tributário é o gerenciamento de pagamentos de tributos da empresa baseados em estudos relacionados às condições financeiras da empresa e o regime tributário no qual ela se enquadra. 

 

No entanto, vale a pena ressaltar que a elaboração de um planejamento tributário não é uma tarefa tão simples. Isso porque, todos os dados financeiros da empresa devem ser analisados e levados em consideração. 

 

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