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Gestão tributária para supermercado: entenda quais são os principais tributos

Descubra como é feita a gestão tributária para supermercados.

A gestão tributária para supermercados é um assunto de extrema importância para os seus gestores.

Entre os principais desafios enfrentados pelos empreendedores, está a alta carga tributária, a complexidade da legislação e as diversas obrigações acessórias que precisam ser cumpridas.

Para evitar problemas com o Fisco, que podem gerar vários prejuízos para o negócio, prezar por uma gestão tributária para supermercado eficaz é fundamental.

No entanto, essa não é uma tarefa tão simples assim, tendo em vista que muitos colaboradores responsáveis por executar a tarefa, não possuem todo o conhecimento necessário, além da falta de implementação de um sistema próprio capaz de otimizar os processos.

Portanto, elaboramos este post para esclarecer as principais dúvidas sobre os tributos que incidem sobre as atividades exercidas em um supermercado e como aprimorar a sua gestão. Confira!

 

Qual é a importância da gestão tributária para supermercados?

É muito importante que todo estabelecimento, independentemente do seu porte, elabore um bom planejamento tributário.

Afinal, estar em dia com o cumprimento das obrigações e em regularidade com o Fisco é essencial para o crescimento sustentável do negócio.

Apesar do alto valor pago a título de impostos, é possível minimizar os impactos que ele provoca ao supermercado.

No entanto, para isso é necessário ter um gerenciamento efetivo dos tributos. por meio de uma análise minuciosa das particularidades e situação real da empresa. Isso possibilita a identificação do regime tributário mais adequado, pagamento correto dos impostos devidos, entre outros.

Além disso, é interessante estar atento aos benefícios fiscais previstos na lei. Tais benefícios são concedidos a companhias que exercem atividades em ramos determinados ou que aderem a algum tipo de programa governamental, onde é possível obter algumas vantagens, por exemplo, a isenção do Imposto de Renda.

Várias tarefas envolvem esse processo e, por isso, o recomendável é contar com um bom software.

Desse modo, ele deve ter as funcionalidades essenciais para atender as demandas do supermercado, além de ser capaz de realizar análises e emitir relatórios que permitam uma visão ampla no que tange o pagamento de imposto.

Essa automatização se torna ainda mais importante por reduzir erros que podem levar à aplicação de multas e demais penalidades por parte da fiscalização.

Além disso, aproveite para ler mais: Planejamento tributário para Supermercado

 

Quais são os principais tributos devidos pelo supermercado?

Para facilitar essa gestão tributária, conhecer os principais tributos que incidem sobre o supermercado é primordial. Veja quais são a seguir:

 

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS)

Trata-se de um tributo de competência estadual que incide sobre a circulação de mercadorias, como os alimentos.

Desse modo, os valores a serem recolhidos variam conforme a localidade do produto.

 

Contribuição Social sobre o Lucro Líquido

Tributo obrigatório, previsto na Lei nº 7.689/88, de natureza federal. É destinado ao custeio da seguridade social, como o Cofins e o PIS, onde a alíquota e base de cálculo vai depender do regime tributário no qual o negócio está enquadrado.

 

Contribuição para o Financiamento de Seguridade (COFINS) e Programa de Integração Social (PIS)

O Cofins e o PIS são tributos de competência federal que têm como objetivo arcar com a seguridade social, como saúde e previdência. 

Sendo assim, em ambos os casos, a base de cálculo e alíquotas se alteram de acordo com o sistema tributário adotado pela organização.

Leia mais sobre: A importância da contabilidade gerencial para supermercados

 

Quais são os regimes tributários disponíveis e suas diferenças?

Na gestão tributária, existem três tipos de regimes tributários disponíveis para enquadramento. Veja quais são:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Portanto, conheça melhor sobre eles:

 

Simples Nacional

É um regime tributário simplificado, que reúne em guia única todos os impostos que precisam ser recolhidos. O montante é apurado em observância à tabela do Simples e receita bruta dos últimos 12 meses.

Geralmente, ele é menos burocrático e as alíquotas que incidem sobre as empresas são mais baixas.

No entanto, é importante deixar claro que nem todos os supermercados podem ser enquadrados nele, já que é permitido apenas para empresas onde o faturamento anual seja de até R$ 4,8 milhões.

Lucro Presumido

Pode se enquadrar nesse regime as empresas que possuem um faturamento anual de até R$ 78 milhões. Nele, a base de cálculo de alguns tributos, como o CSLL e IRPJ é presumida, considerando a atividade econômica da companhia.  As alíquotas são:

  • IRPJ: 15% do lucro presumido, adicionado de 10% sobre o que ultrapassar R$ 60.000,00 no trimestre;
  • CSLL: 9% do lucro presumido;
  • Cofins: 3 %;
  • PIS: 0,65%.

 

Lucro Real

Na gestão tributária, também temos o Lucro Real. Estamos falando de um modelo mais complexo, considerando a quantidade de obrigações que as empresas devem cumprir.

Deste modo, existem alguns estabelecimentos que são obrigados a adotá-lo, como:

  • Companhias com faturamento acima de R$ 78 milhões;
  • Instituições bancárias;
  • Pessoas jurídicas que obtêm lucros, rendimentos ou ganhos de capital originários do exterior, entre outros.

No Lucro Real, a base de cálculo do PIS e Cofins é o valor do faturamento mensal, enquanto no CSLL e IRPJ, a base de cálculo é o lucro apurado. As alíquotas são:

  • IRPJ: 15% do lucro tributário, com acréscimo de 10% sobre o que ultrapassar R$ 20.000,00 no mês;
  • CSLL: 9% do lucro tributário mensurado;
  • Cofins: 7,6%;
  • PIS: 1,65%.

Sendo assim, é necessário ressaltar que o enquadramento no Lucro Real pode colaborar para a diminuição do pagamento de impostos do supermercado, já que alguns tributos propiciam o direito ao crédito fiscal, reduzindo os impactos da carga tributária.

Portanto, no momento de cuidar da gestão tributária da sua empresa, você pode contar com a Renova Contabilidade & Assessoria Empresarial.

Realizamos o processamento da escrita fiscal, observando a legislação tributária aplicável em diversos segmentos de atuação.

Além disso, aproveite para entrar em contato conosco e descobrir como nós podemos te ajudar!

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Gestão tributária para supermercado: entenda quais são os principais tributos