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CONTABILIDADE DE CUSTOS

Dentro do grande escopo da contabilidade geral empresarial existe uma importante parte chamada contabilidade de custos, voltada ao estudo detalhado de cada gasto envolvido em um processo produtivo. O objetivo deste tipo de contabilidade é apurar quantitativa e qualitativamente cada despesa direta ou indiretamente relacionada à produção de um produto ou à oferta de um serviço.

O que à primeira vista pode parecer simples, é uma função avançada da contabilidade e pode apresentar um alto nível de complexidade a depender da quantidade de variáveis presentes em cada processo e da capacidade produtiva da empresa.

A contabilidade de custos trabalha com informações internas e externas às empresas para fornecer relevante conteúdo de auxílio à gestão financeira do negócio. É, portanto, uma ferramenta fundamental para a tomada de decisões, auxiliando ainda na análise do desempenho da empresa, no planejamento e no controle financeiro.

O que é contabilidade de custos?

Contabilizar os custos, em um entendimento básico, significa a capacidade de listar e categorizar de forma criteriosa todas os gastos diretos ou indiretos, fixos ou variáveis, envolvidos nos processos que culminam nos produtos ou serviços que serão entregues ao cliente final.

A realização desta tarefa é complexa e exige minúcia, além da aplicação de conhecimentos e técnicas específicas da contabilidade. Compreender a natureza, a localização e o comportamento destes gastos na empresa e nos custos finais do produto é a finalidade desta apuração.

Gastos como contas de energia e água, pagamento de folha salarial, fornecedores de produtos ou matéria prima, estrutura logística, embalagens, rótulos e tudo o mais que envolver o produto final devem estar devidamente registrados no papel. Dessa forma, a contabilidade de custos auxiliará a definir a precificação dos serviços e o ponto de equilíbrio financeiro da empresa.

As principais funções da contabilidade de custos

Podemos resumir as principais funções da contabilidade de custos no estabelecimento de relações entre custos e produção da empresa, de maneira a possibilitar maior controle e proporcionar reduções ou melhorias nessa relação de custos.

O registro e a sistematização dessas informações configuram-se como ferramentas de gestão, conforme relacionamos de forma mais detalhada abaixo:

  • Identificação, classificação e gestão de todos os pagamentos realizados;
  • Identificação, classificação e gestão de todas as receitas da empresa;
  • Apuração da depreciação de ativos financeiros;
  • Identificação e registro de prazos praticados sobre receitas e despesas;
  • Identificação e separação entre gastos, despesas e custos, com relação dos custos diretos;
  • Observar variações entre planejamento e execução levando em conta previsões orçamentárias e histórico de médias;
  • Ratear os custos indiretos entre o valor dos bens/serviços oferecidos;
  • Ratear as despesas entre o valor dos bens/serviços oferecidos;
  • Calcular preço de mercado dos bens/serviços com base nos dados levantados;
  • Avaliação do estoque das empresas;
  • Proporcionar informações para tomada de decisões e gestão financeira;
  • Proporcionar análises do desempenho da empresa com base nos dados levantados.

A tomada de decisões e o alcance do ponto de equilíbrio

Ponto de equilíbrio é o termo utilizado para o cálculo que determina qual a receita necessária para que a empresa consiga zerar suas despesas em um determinado espaço de tempo, tornando a empresa sustentável e, a partir daí, possa trabalhar em cima de uma margem de lucro sobre os seus produtos ou serviços.

Ao listar todos os custos, determinar quais desses custos são diretos e compará-los com o preço de venda do seu serviço/produto; determinar quais são os custos indiretos e ratear esse montante entre toda a sua produção de forma a definir de onde serão retirados os meios de arcar com essas despesas, o empresário está no caminho para encontrar o “ponto de equilíbrio” do seu negócio.

Todo o processo de levantamento de dados internos e externos, relacionados às despesas do negócio, custos de produção e preço de venda dos produtos e/ou serviços até chegar ao já mencionado ponto de equilíbrio da empresa, envolve necessariamente tomada de decisões que possibilitem o ajuste dessas variações, além de proporcionar ao gestor uma infinidade de dados que fornecem um diagnóstico preciso de grande parte dos processos da empresa.

Como podemos perceber a contabilidade de custos é uma ferramenta essencial para exercer um controle financeiro rigoroso e consciente na sua empresa, mas sua execução exige a aplicação de técnicas e conhecimentos especializados.

Esperamos que você tenha gostado de nosso conteúdo e que possa ter esclarecido as suas principais dúvidas sobre a contabilidade de custos. Afinal, essa é a nossa expertise e manter você bem informado também faz parte da nossa missão. Os conselhos apresentados neste post foram úteis? Confira os materiais disponíveis em nosso blog e descubra como aumentar a produtividade de sua empresa e otimizar ainda mais a gestão!

Fonte: Jornal Contábil

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